A Docente do Departamento de Linguística e Literatura na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS), Profa. Doutora Marta Sitoe, defendeu recentemente, a utilização do ensaio académico como ferramenta de aprendizagem, durante uma palestra intitulada "Uso da escrita como ferramenta de aprendizagem: desenho e avaliação de um percurso didático", durante uma palestra realizada nesta Faculdade.
Segundo a palestrante, a utilização do ensaio académico tem efeitos positivos no desempenho dos estudantes na sala de aulas, como também, no processo de ensino e aprendizagem ao nível das competências de comunicação, leitura e de escrita académica.
"A utilização do ensaio académico dá lugar ao modelo de literacia integrado ao nível da leitura, escrita e aprendizagem, contribuindo para estimular a pesquisa, aprimorar a competência de literacia académica, bem como, desenvolver a compreensão crítica dos conteúdos de aprendizagem e melhorar o desempenho académico”, disse.
Argumentou ainda que, o ensino explícito do género e dos saberes que são necessários para a produção textual e as operações envolvidas nos processos de planificação, redação e revisão são factores que desempenham um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, dai que, o processo de ensino deve estar orientado para estes planos. Para o efeito, este tipo de palestras de divulgação de resultados serve para doctar o estudante de conhecimento dos estudos levados a cabo pela faculdade e ao mesmo tempo os estudantes tomam conhecimento de como é feita uma comunicação oral e formal.
A palestra se enquadra no âmbito de uma série de palestras de divulgação de resultados dos trabalhos de pesquisa feitos pelos docentes da FLCS, e contou com a participação do Diretor-adjunto para investigação e extensão, docentes e estudantes de diversos cursos leccionados na Faculdade.