sarau craveirinhaA Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS) acolheu no passado dia 31 de Agosto, no Anfiteatro 1502, um Sarau de declamação da poesia de José Craveirinha que se insere no ciclo das actividades comemorativas do centenário de nascimento do poeta.
Os estudantes Tomás Mondlane, Yolanda Mathe, Albertina Nhatuve, Marta Noa, Anatércia Banze, Carla Marcelino e Johane João, sob orientação do professor Osvaldo das Neves, foram os responsáveis por trazer o espírito declamador do poeta-mor aos escritores, académicos, jornalistas, entre outros admiradores de José Craveirinha que preencheram o Anfiteatro 1502.
O sarau teve início com a declamação do poema Xigubo, na voz da Kátia Murombe, de seguida as Tangerinas de Inhambane na voz da Carla Marcelino, ambas estudantes do curso de Licenciatura em Literatura Moçambicana na FLCS.
E porque quando o discípulo está pronto o mestre aparece, o professor de literatura, responsável pelo ensaio do elenco, Dr. Osvaldo das Neves também deu gosto ao microfone declamando o poema Primavera.
O evento fechou as cortinas com a apresentação conjunta do poema SAI-VUMA combinado com os sons da Marrabenta e Xitchuketa.
José Craveirinha, um dos maiores nomes da poesia moçambicana e lusófona, se fosse vivo completaria 100 anos no passado dia 28 de Maio, e pela idade que alcançaria e por sua vida e obra o autor é uma das principais figuras do presente ano cultural.
Com efeito a Universidade Eduardo Mondlane através da Faculdade de Letras e Ciências Sociais desencadeou um ciclo de actividades comemorativas do Centenário de José Craveirinha, por forma a imortalizar o primeiro autor africano galardoado com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa, que se vai estender até 2023.

  • Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)
    Av. Julius Nyerere, nr. 3453
    Maputo
  • (+258) 21 485402

Siga-nos online