FLCS enaltece vida e obra do Professor Adamowicz
A Faculdade de Letras e Ciências Sociais através do Departamento de Arqueologia e Antropologia, homenageou no dia 28 de Junho, último, o Prof Doutor Leonardo Adamowicz, Arqueólogo e Docente do Departamento.
Através de um Webinar, o departamento enaltece a vida e obra de Leonardo Adamowicz, que perdera a vida em Maio de 2020. O professor foi descrito como um Arquimestre e pai da LEMO (Liga dos Escuteiros de Moçambique).
O Webinar teve como oradores, a Profª Doutora Anneli Ekblom da Universidade de Uppsala, a Mestre Kátia Filipe, a Profª Doutora Solange Macamo, que fizeram uma abordagem sobre a vida, obra e percurso de docência do Professor, enquanto os Licenciados Pedro Moiane e Énio Tembe apresentaram os Projectos CIPRIANA e o Inventário de Sítios Arqueológicos em Moçambique: Proposta de um Sistema Nacional Georreferenciado, respectivamente, que são contributos do Professor Doutor para o estudo da Arqueológico no país.
Na sua intervenção, o Director da FLCS, Prof Doutor Samuel Quive, referiu que esta homenagem é um reconhecimento da entrega do Doutor Leonardo na formação de jovens na área de Arqueologia e Antropologia e pelo apoio ao país em momentos críticos com Escuteiro.
"Acredito que neste momento em que enfrentamos o terrorismo em Cabo Delgado, o Prof Adamowicz, estaria a agir para apoiar na organização das pessoas e a incutir nos jovens que terrorismo não é solução para os problemas", acrescentou.
De referir ainda, que a Mestre Kátia Felipe, Directora do curso de Arqueologia e Gestão Património Cultural, na sua intervenção, assegurou que no âmbito da reabertura do museu de Arqueologia, será feita uma exposição em homenagem ao prof Doutor Leonardo Adamowicz.