Obede Baloi defende conhecimento novo e entendimento do comportamento humano e organizacional face aos desafios actuais
O docente da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS), o sociólogo Mestre Obede Baloi, defendeu recentemente, no campus principal, que o estudante de sociologia precisa de um conhecimento novo e um entendimento do comportamento humano e organizacional para fazer face aos desafios actuais da profissão.
"Como consequência haverá muitas oportunidades para os sociólogos que podem colectar, analisar e interpretar os dados sobre populações humanas e que podem aconselhar a resolução dos inúmeros problemas e dilemas comportamentais organizacionais com os quais nos confrontamos," afirmou.
O orador, disse ainda que a inserção do sociólogo ao longo dos tempos foi se tornando cada vez mais difícil, sobretudo, para conseguir o primeiro emprego, aliado ao facto de a economia não produzir emprego suficiente para graduados na área.
Obede Baloi falava numa palestra intitulada "A Sociologia como profissão: desafios e oportunidades no contexto actual de Moçambique" organizada pelo Departamento de Sociologia da FLCS, que serviu, igualmente, para a reabertura do Núcleo dos Estudantes de Sociologia.
Para Shelden Mavie, Presidente do Núcleo dos Estudantes de Sociologia, a reabertura do núcleo significa uma consolidação, na medida em que o primeiro passo foi dado, e espera-se que o Núcleo siga em frente, prosseguindo os interesses dos estudantes.
"Conseguimos alcançar o objectivo de reunir os estudantes e debater sobre o tema que é muito importante, sobretudo, no contexto em que nos encontramos, esperamos que o Núcleo continue a crescer e a contribuir para a satisfação dos interesses dos estudantes," disse.
O evento marcado pelo momento cultural de canto e poesia, reuniu no mesmo espaço, docentes e estudantes de diferentes instituições de Ensino Superior do país.