A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM (FLCS), realizou recentemente, no campus principal, o simpósio Manuel Garrido Mendes de Araújo: Vida e obra, evento organizado pelo Departamento de Geografia desta faculdade, para prestar homenagem ao Professor Catedrático pelo seu empenho, entrega e dedicação na formação de geógrafos na UEM e no país.
MAraujoManuel Garrido Mendes de Araújo foi docente no Departamento de Geografia e Director da FLCS entre 1974 a 1981, onde se destacou desde o princípio na contratação de cooperantes para assegurar a continuidade de processo do ensino e aprendizagem, no período pós-independência e participou, igualmente, na criação da Unidade de Formação Investigação em Ciências Sociais (UFCS).
Intervindo durante a abertura do evento, O Director da FLCS, Prof. Doutor Samuel Quive, reconheceu o contributo do Professor Manuel Garrido Mendes de Araújo para o crescimento desta faculdade, destacando o seu papel na formação do primeiro mestre em População e Desenvolvimento pela faculdade e no processo da revisão curricular que resultou na redução de número de anos dos cursos de licenciatura para os actuais 4 anos.
"Nós como Faculdade de Letras e Ciências Sociais fomos os beneficiários não só na formação dos nossos professores, como também em iniciativas que o professor Manuel de Araújo fez ao longo deste tempo, a universidade que vemos hoje é também fruto do trabalho do Professor Manuel de Araújo," reconheceu.
Por sua vez, a Professora Catedrática Teresa Cruz e Silva afirmou que a carreira profissional do Professor Manuel de Araújo foi sempre marcada por honestidade, verticalidade nas suas ações, o que o levou a seguir sempre o caminho das causas que lhe pareceram mais justas.
"Este reconhecimento que lhe é feito hoje nesta cerimónia é, ao meu ver, a prova mais gratificante que valeu a pena e os frutos do seu trabalho são sucessivas gerações que formou e que hoje estão aqui para o homenagear,” afirmou.
A geógrafa, Profa. Doutora Inês Macamo Raimundo afirmou que o Professor Araújo derrubou a tese de que sem financiamento não há trabalho de pesquisa, destacando o seu contributo na sua formação e no desenvolvimento da sua carreira profissional.
"Desde cedo, na construção da minha carreira aprendi com o Professor Araújo a fazer pesquisa com ou sem dinheiro da universidade e este esforço valeu a pena porque hoje os organizadores de conferências me convidam para participar, por isso, sinto que fui aquela que mais aprendeu com o professor," afirmou.
O representante da comissão organizadora do evento, Prof. Doutor Elmer de Matos, disse que este evento é resultado de todo o investimento realizado ao longo deste tempo e que o Professor Catedrático Manuel de Araújo ensinou que o maior e melhor resultado é o reconhecimento dos outros.
"Este evento é parte da sua luta, que mesmo difícil não hesitou em colocar os seus herdeiros para vivenciarem as lutas travadas, prometendo uma academia diferente, igual a aquela que sempre sonhou, "disse.
O homenageado, expressou o seu agradecimento aos organizadores e a todos presentes, "Muito obrigado a todos que trabalharam para me proporcionar este momento e a todos presentes, e a minha família que me apoiou em tudo," agradeceu.
O Simpósio, contou, dentre várias personalidades, com a presença de antigos reitores, docentes, familiares, amigos, estudantes, entre outros convidados, que por sua vez, testemunharam a grandeza dos feitos deixados pelo professor nesta instituição.

SimposioMAraujo 01

  • Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS)
    Av. Julius Nyerere, nr. 3453
    Maputo
  • (+258) 21 485402

Siga-nos online