Embaixador Carlos Dos Santos orienta reunião de integração dos novos ingressos
Universidade, Sociedade e Mercado de Trabalho: Contribuição da cooperação internacional na promoção de parcerias inter-universitárias e pesquisa em prol do desenvolvimento do país, foi o tema escolhido para a cerimónia de integração dos novos ingressos na vida académica da Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS), a maior da Universidade Eduardo Mondlane.
O evento que combinou palestra, música e cinema teve como orador principal, o Embaixador Carlos dos Santos e decorreu no Anfiteatro 1502 da FLCS. Durante a sua apresentação, o Embaixador Carlos Dos Santos apelou aos estudantes a se transformarem em actores activos da cooperação internacional inter-universitária e na pesquisa e, não se manterem como meros objectos liderados por docentes. “A cooperação internacional entre Universidades de dois, três e mais países pode incluir entre muitas outras acções, a formação e troca de experiências entre docentes, estudantes e pesquisadores dessas instituições de ensino superior e de investigação…. neste processo os estudantes não devem ser apenas objectos, mas também seres activos da cooperação internacional inter-universitária e na pesquisa”, referiu.
O evento iniciou com a exibição vídeos curtos sobre os cursos leccionados na FLCS, cuja apresentação foi feita pelos Directores de curso. Em seguida, as notas de boas-vindas do Director adjunto para Graduação, Prof. Doutor Marlino Mubai, da Presidente do Núcleo de Estudantes da FLCS, Onésia Tamele e do Representante da Biblioteca Central Brazão Mazula, este último que debruçou em torno do acervo existente.
Luís Chissupa, estudante da Faculdade de Economia foi o responsável pelo momento cultural interpretando a música “Respeite o processo” já conhecida por muitos estudantes.
Na sua intervenção, o Director da FLCS, Prof. Doutor Samuel Quive, agradeceu ao Embaixador Carlos Dos Santos em nome de toda comunidade académica pela partilha do seu conhecimento com os presentes e renovou o convite para futuras visitas à FLCS
Carlos Dos Santos é um Diplomata de carreira, com experiência empresarial distinta, mais recentemente serviu como Embaixador de Moçambique nos Estados Unidos e Alto Comissariado no Canadá no período que compreende 2015 a 2022.
Antes deste papel proeminente, a sua extensa e renomada carreira incluiu ter servido como Alto Comissário para o Reino Unido, Embaixador de Moçambique na Irlanda e Governador do Conselho de Governadores da Commonwealth e Embaixador de Moçambique na Alemanha.
O Anfiteatro 1502 não foi suficiente para acolher centenas de estudantes que com entusiasmo fizeram-se presentes ao evento para ver e servir de testemunho para os ausentes e o mundo a fora. Para tal foi alocada uma tela no átrio que permitisse aos estudantes acompanhar o evento.