FLCS celebra 103º aniversário de nascimento do Arquitecto da Unidade Nacional, Eduardo Mondlane
A Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane (FLCS) acolheu, no passado dia 20 de Junho, as celebrações do 103 º aniversário do nascimento do Arquiteto da Unidade Nacional, Eduardo Chivambo Mondlane, que decorreu sob o lema “Eduardo Mondlane: Uma Vida, uma Nação”.
A cerimónia de celebração da vida e obra de Eduardo Mondlane decorreu na “Árvore do Conhecimento”, na FLCS e foi dirigida pelo Magnífico Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, e contou com a participação de familiares de Mondlane, Vice-Reitores e Directores das Unidades orgânicas da UEM, docentes, investigadores e estudantes.
A inauguração da exposição no átrio da FLCS, pelo Magnífico Reitor, marcou o início das actividades do dia. Toga, retratos em telas e obras especiais de Eduardo Mondlane fizeram parte desta exposição, que foi guiada pelo Prof. Doutor Ilídio Nhamona, Docente e Chefe da Secção de Linguística e Literatura na FLCS.
Durante a sua intervenção, o Director da FLCS, Prof. Doutor Samuel Quive, explicou o contexto desta celebração, explicando que Mondlane é uma figura incontornável na História de Moçambique e da Universidade Eduardo Mondlane, pelo seu esforço e dedicação que prestou à independência nacional.
A oradora principal do evento, Prof.ª Doutora Benigna Zimba, afirmou que “Mondlane sempre mobilizou as pessoas a estudarem e a gostarem da escola, valorizou a mulher e, ele não é apenas uma figura política, ele contribuiu para a equidade do género na nossa sociedade”.
Por seu turno, o Reitor da UEM, Prof. Doutor Manuel Guilherme Júnior, disse que é inquestionável o legado de Mondlane para o Mundo. “Quando Machel nos outorgou este nome tinha a noção de que a instituição devia ser guardiã do legado de uma figura de dimensão internacional. A UEM, esta Universidade é a que forma pessoas que tem contribuído para o desenvolvimento do país além-fronteiras.
Em representação da Família Mondlane, David Abílio Mondlane não poupou esforços e agradeceu a UEM por manter viva a obra deixada por Mondlane.
Vale referir que a celebração dos 103 º aniversário de Mondlane teve o seu encerramento no dia 24 de Junho em Nwadjahane, terra natal do Arquiteto da Unidade Nacional.